Traje passeio completo: entenda o que significa esse dress code

Traje passeio completo: vestidos maravilhosos

Você sabe o que vestir nos mais variados eventos sociais? Por exemplo, o que usar quando no convite pede traje passeio completo? Isso é comum acontecer em convites para casamentos, bodas, formaturas e outras cerimônias.

No post de hoje vamos falar sobre o traje social, que também é chamado de passeio completo. Na escala de código de vestimenta, o social fica abaixo apenas do traje de gala. Confira o que usar quando for para se vestir dessa maneira!

O que é traje passeio completo?

O traje passeio completo feminino consiste em uma composição formal, na qual as peças utilizadas têm características sofisticadas. Por exemplo: tecidos finos como seda, cetim e chiffon; brilhos, pedrarias e bordados elegantes.

As mulheres podem apostar em vestidos – longos ou longuetes (midi) -, tailleurs ou terno feminino. Fendas, decotes e transparências podem aparecer moderadamente nesses looks, assim como joias, que funcionam muito bem para dar um destaque a mais.

São os acessórios que costumam dar vida ao traje social feminino. O ideal é colocar uma joia poderosa (ou bijou que imite joia) para arrematar um vestido longo ou midi sem brilho. As clutches ou bolsas de mão mais trabalhadas também fazem esse papel.

Traje passeio completo: macacão preto com acessórios dourados

Portanto, no caso do traje social completo invista em looks bem elaborados e finalização impecável, mas não exagere muito nos detalhes glamourosos, esses são para os trajes de gala, típicos de Hollywood, para premiações como o Oscar, por exemplo.

Normalmente, os eventos formais pedem traje de passeio completo, sendo os principais:

  • Casamentos noturnos e diurnos
  • Bodas
  • Jantares formais
  • Almoços
  • Conferências
  • Reuniões importantes
  • Formaturas
  • Festas de debutante
  • Consertos
  • Óperas

Traje passeio completo: vestido maravilhoso vermelho   Traje passeio completo: vestido vermelho

Traje passeio completo: casal  Traje passeio completo: entenda o que significa esse dress code

O que usar no traje passeio completo

Quando se fala de traje passeio completo feminino muita gente acha que o vestido deve ser sempre longo, mas hoje é possível criar looks maravilhosos com macacões sociais, calça e terninho.

Também há lindos modelos de vestidos curtos para festa. Mas tome cuidado para não cair na informalidade. Invista em peças de tecidos mais nobres, como seda, cetim, entre outros.

Traje passeio completo: detalhes de um vestido

Em relação a fendas, decotes e transparências, elas estão permitidas, desde que o visual não perca a elegância e se torne vulgar. É possível encontrar modelos sensuais na medida, sem pesar a mão.

As senhoras mais velhas que não desejam usar vestidos, podem optar pelo tradicional tailleur, que é um conjunto formado por um blazer e uma calça ou saia do tipo lápis.

O traje passeio completo é bem delicado e exige uma preparação completa e um capricho a mais no visual inteiro. Além da roupa, valorize também os cabelos com um penteado simples, as unhas e a maquiagem – que não deve ser muito carregada.

Traje passeio completo: vestido tomara que caia   Traje passeio completo: vestido duas cores

Nos pés, opte por sandálias de salto alto delicadas, que combinam com o estilo do vestido. Os sapatos do tipo scarpim ou meia pata podem pesar demais no visual. Mas tudo depende do estilo do seu vestido, por isso é importante analisar cada caso separadamente.

Em se tratando de acessórios, invista em conjuntos com brincos, colar, pulseira e anel. Se for usar as quatro peças, opte por modelos mais discretos. O segredo está em combinar um brinco grande com um colar menor e mais discreto, uma pulseira delicada com um anel mais imponente e assim por diante.

Caso seja uma festa que terá momentos para dançar, como um casamento ou formatura, pode optar por uma bolsa pequena com alça. Assim você ficará mais confortável para curtir.

Traje passeio completo: tres modelos

Diferença entre passeio completo e esporte fino

É muito comum confundir os nomes dos estilos e suas características. A principal diferença entre traje passeio e passeio completo é que o traje passeio, também chamado de esporte fino, é bem menos social que o passeio completo. Para começar, raramente se usa vestido longo no esporte fino, não combina.

No traje passeio completo algumas peças que se usa no esporte fino são deixadas de lado. Os vestidos devem ser bem mais sofisticados, assim como o look geral – acessórios, maquiagem e penteados.

No passeio completo, nada de jeans, vestido muito curtos ou muito floridos.

Traje passeio completo: vestido preto longo  Traje passeio completo: vestido elegante

Traje passeio completo para homens

O traje passeio completo masculino é o tradicional terno, de preferência em uma cor escura, e ele deve sempre vir acompanhado de uma camisa e gravata. Finalize o look com cinto e sapatos da mesma cor, as mais indicadas são o marrom escuro e o preto.

Tome cuidado na hora de escolher a gravata, pois o ideal é que ela seja bonita, porém discreta. Cores muito chamativas acabam fugindo da ideia do traje social, que é um estilo de vestimenta com foco na elegância e seriedade.

Os acessórios para o traje de passeio são compostos basicamente de relógios, cintos, pulseiras masculinas, e prendedores de gravatas.

O importante se você escolher um dos acessórios, é continuar harmonizando com o traje de passeio completo. Utilize pulseiras masculinas discretas, assim como relógios que combinem com você e seu estilo.

Traje passeio completo: ternos masculinos

Situações que pedem o traje passeio completo

Se você foi convidada para alguns dos eventos abaixo, provavelmente precisará se vestir com um traje passeio completo.

Casamentos

As cerimônias de casamento podem ser realizadas de diversos estilos, mas normalmente os trajes para casamento noturno são mais formais. Os padrinhos e madrinhas, na maioria dos casos, devem ir com o traje passeio completo.

Traje passeio completo: diferentes vestidos

Bailes de Formatura

Os bailes de formatura geralmente pedem o traje passeio completo tanto para formandos quanto para convidados.

Traje passeio completo: vestido rosa  Traje passeio completo: vestido azul acinzentado

Festas de 15 anos

O traje passeio completo feminino para festa de quinze anos pode ser um vestido midi ou longos em tons mais chamativos, como o dourado, o pink e o vermelho. Mas nesse caso não ouse tanto nos acessórios.

Mas se você não quer arriscar em um modelo em cor viva e correr o risco de chamar mais atenção que a aniversariante, pode apostar sem problemas em vestidos clarinhos, mas que tenham detalhes em renda, bordados ou brilhos.

Traje passeio completo: modelo fluidoTraje passeio completo: vestido rosa e preto

Jantares

Pode ser que um dia você seja convidada de um jantar especial, podendo ser um noivado, de negócios, de confraternização, enfim. Qualquer que seja o motivo para comemorar, o look deve ser escolhido com atenção.

Preste atenção nos decotes, fendas e outros detalhes em caso de um jantar. Isso por que é um ambiente mais intimista, que pede algo mais discreto, porém fino e elegante.

Aposte nas carteiras de mão, pois são mais práticas. Elas poderão ficar em seu colo ao jantar, e não haverá necessidade de pedir para guardar a bolsa.

Os acessórios são bem-vindos, mas dependendo da comemoração não escolha nada muito luxuoso. Um colar e brincos de pedras ou pérolas está de bom tamanho.

Entendeu agora o que é o traje passeio completo pedido em quase todos os eventos formais? Quando for se arrumar para uma festa é só se lembrar dessas regrinhas que, com certeza, fará sucesso! Confira mais alguns modelos que selecionamos!

Traje passeio completo: quatro modelos de vestidos

Traje passeio completo: vestido com brilhos   Traje passeio completo: vestido branco

Traje passeio completo: lindo vestido preto  Traje passeio completo: macacão preto

Traje passeio completo: lindo vestido azul  Traje passeio completo: modelos curtos de vestidos

 

Traje passeio completo: dois lindos vestidos

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES