Micropigmentação de sobrancelhas: saiba tudo sobre a técnica

Fotografia de mulher com micropigmentação de sobrancelhas

Você já deve ter ouvido falar em micropigmentação de sobrancelhas. Mas você sabe o que é isso e para que serve? Esse procedimento estético, também conhecido como maquiagem definitiva, pode ser utilizado para corrigir imperfeições, valorizar o rosto e suas expressões faciais.

Afinal, a sobrancelha compõe a moldura do rosto. Ela intensifica as expressões faciais, realça o olhar e até mesmo levanta o rosto, rejuvenescendo e valorizando a beleza de cada pessoa. Saiba mais sobre esse procedimento!

O que é micropigmentação de sobrancelha

Tendência entre as celebridades e influenciadoras digitais, a micropigmentação de sobrancelhas consiste em desenhar a sobrancelha através da implantação de pigmento antialérgico à base de glicerina na pele.

Para isso é utilizado um aparelho elétrico chamado dermógrafo ou utiliza-se um indutor manual denominado tebori na técnica de microblading.

Essa técnica diferencia-se da popular maquiagem definitiva por não ser permanente. Ou seja, é necessário fazer retoques quando ela desbota. A sobrancelha desenhada dura cerca de um ano, mas esse prazo varia bastante.

A sobrancelha de micropigmentação é utilizada por quem possui falhas, cicatrizes ou pouco ou nenhum pelo na região. O ideal é fazê-la com um profissional especializado, que deve medir o rosto para definir o formato mais indicado para cada pessoa.

Assim como uma tatuagem, você consegue ver o desenho no rosto antes da agulha entrar em ação, para assim aprová-lo ou pedir alterações.

Fotografia de mulher fazendo a micropigmentação de sobrancelhas

Apesar dessa técnica estar em alta há um tempo, ela não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e exige muitos cuidados.

As pessoas que se submetem a esse procedimento, conforme advertem os dermatologistas, correm o risco de desenvolver alergias à tinta, inflamações, feridas e até infecções de fungos e bactérias.

Esses problemas são mais comuns principalmente se a micropigmentação na sobrancelha não for feita de forma adequada.

Nos últimos tempos esse procedimento vem ganhando também mais espaço junto ao público masculino. Cada vez mais, os homens têm procurado as profissionais de design para manter a aparência mais suave das sobrancelhas.

A forma de medição é a mesma, porém, é respeitada a linha natural do crescimento dos pelos, tomando cuidado para não arqueá-las demais, deixando-as mais retas, para que mantenham a característica masculina.

Fotografias de uma mulher e um homem antes e depois da micropigmentação de sobrancelhas

Tipos de micropigmentação nas sobrancelhas

Duas técnicas são muito utilizadas para melhorar a aparência da região e preencher as falhas das sobrancelhas:

Micropigmentação de sobrancelha fio a fio

Essa é a técnica mais natural e mais pedida atualmente. Nessa técnica, cada fio é desenhado isoladamente, considerando a cor e o desenho natural da sobrancelha da cliente. Ela é ideal para preencher falhas e dar forma às sobrancelhas.

O método ainda pode ser 3D – que mescla fios de diferentes tamanhos e cores, fornecendo um aspecto ainda mais realista – ou sobrancelha ombré – que trabalha um degradê no rosto.

Micropigmentação de sobrancelha esfumada

Essa micropigmentação consiste em um desenho mais nublado, em um efeito semelhante ao do lápis de sobrancelha. É ideal para quem deseja reforçar a cor.

O esfumado dá mais volume e intensidade de cor nas sobrancelhas, podendo ser usados em sobrancelhas de médio volume.

Fotografia de mulher durante a micropigmentação de sobrancelhas

Como fazer micropigmentação de sobrancelhas

A micropigmentação de sobrancelhas é um método de preenchimento que faz sucesso não apenas pela correção de falhas, mas também pela aparência natural que oferece aos fios.

Porém, antes de fazer, é preciso conhecer as diversas técnicas e mais alguns detalhes que parecem simples, mas são fundamentais para que o resultado seja satisfatório.

Verifique se o estabelecimento escolhido utiliza material descartável ou esterilizado, se a limpeza e assepsia estão em dia, se o profissional tem experiência e se fez o curso de design de sobrancelhas e micropigmentação.

Os mesmos cuidados que devemos ter em relação a outros procedimentos estéticos, como por exemplo, o microagulhamento. Aliás, a utilização de material esterilizado, além da limpeza, deve ser observada também quando vamos à manicure. Afinal, não basta escolher belas imagens de unhas decoradas, não é mesmo?

Fotografia de mulher com o desenho da micropigmentação de sobrancelhas

Mas atenção, algumas pessoas não devem fazer a sobrancelha com micropigmentação de jeito nenhum. Precisam fugir dessa técnica: pacientes com as chamadas colagenoses (doenças autoimunes do colágeno, como lúpus, esclerodermia e artrite reumatoide), quelóides, inflamações na região ou alérgicos a qualquer tipo de pigmento, entre outros.

E, apesar de ser um procedimento relativamente simples, também não é indicado para quem possui diabete descontrolada e para pessoas que usam marcapasso.

Portanto, antes de gastar dinheiro com esse recurso, é bom conversar com um dermatologista – até para saber se não há alternativas mais seguras e com melhores resultados. Atualmente existe tratamento para a sobrancelha, como produtos que aumentam a quantidade de pelos.

Fotografia da técnica de micropigmentação de sobrancelhas sendo realizada

Fotografia de mulher antes e depois da micropigmentação de sobrancelhas

Cuidados pós micropigmentação de sobrancelhas

Após o procedimento é preciso seguir as orientações da esteticista. E existem alguns cuidados importantes, como

  • Não fazer limpeza de pele
  • Não utilizar água quente no rosto
  • Evitar se expor excessivamente ao sol
  • Não utilizar produtos como ácido ou maquiagem na região
  • Não coçar ou retirar as ‘casquinhas’ da cicatrização, pois elas cairão naturalmente
  • Cuidar da região com uma pomada específica duas vezes ao dia, no período do 2º ao 10º dia
  • Além destes passos, é importante avaliar se existe a necessidade de retocar o trabalho. Caso seja preciso, o ideal é fazer um retoque entre 30 e 60 dias.

E, caso surja algum problema, procurar um dermatologista imediatamente.

Fotografia de sobrancelhas antes e depois da micropigmentação de sobrancelhas

Aproximadamente nos primeiros 30 dias após o procedimento, a cor da micropigmentação é um pouco mais escura do que o resultado final, devido ao processo de cicatrização.

Após esse período, a cor da sobrancelha irá clarear e permanecer no tom adequado à cor do pelo e da pele da cliente.

Embora tenha gente que acredite que após a micropigmentação não será mais necessário refazer o design de sobrancelhas, isso não é o que acontece.

A micropigmentação é feita de forma a preencher ou desenhar o contorno da sua sobrancelha em conjunto com seus pelos naturais. Dessa forma, os pelos naturais continuarão crescendo e a pessoa precisará do design de sobrancelhas novamente.

Fotografia de mulher com as sobrancelhas bonitas após a micropigmentação de sobrancelhas

Fotografias de sobrancelhas antes e depois da micropigmentação de sobrancelhas  Fotografia de mulher com as sobrancelhas antes e depois da técnica de micropigmentação de sobrancelhas

Como clarear a sobrancelha micropigmentada

Apesar de não ser uma tatuagem, é normal que a aparência fique mais escura e marcante nos primeiros dias e logo com o tempo deve ir clareando.

Mas, se você deseja clarear a micropigmentação da sobrancelha antes de esperar que isso aconteça naturalmente, o ideal é que converse com o profissional que aplicou a técnica em você, pois ele conhece o tipo de pigmento e a técnica utilizada.

Para clarear a micropigmentação da sobrancelha são utilizados os seguintes procedimentos:

Despigmentação de sobrancelha a laser

A tecnologia a laser já é conhecida como método para remoção de tatuagens. No caso da micropigmentação, ela é recomendada em casos específicos pois pode enfraquecer os fios da sobrancelha e causar sua queda, deixar cicatrizes ou alterar o tom da pele, além de ser caro.

A vantagem desse método é a rapidez e os resultados perceptíveis após algumas sessões.

De qualquer forma, a aplicação do laser deve ser sempre indicada e realizada por um profissional da área.

Fotografia de um rosto feminino antes e depois da micropigmentação de sobrancelhas

Ácido para despigmentar sobrancelha

A despigmentação de sobrancelha com ácido é uma técnica bastante utilizada pelos profissionais da área e faz o uso de ácidos que aceleram a renovação celular, descamando a pele e removendo a pigmentação.

Essa técnica é conhecida por ser menos agressiva do que o laser, mas ainda assim deve ser feita por um profissional capacitado. Apesar de ser mais trabalhoso, é um método que costuma sair mais barato do que o laser.

Despigmentação de sobrancelhas com sal

De forma prática, o que acontece é que a água salgada concentrada funciona como um adstringente que consegue puxar um pouco do pigmento através de uma crosta e então estimular a renovação da pele.

Apesar de ser um dos métodos menos invasivos, ele é conhecido por ser mais dolorido. A supervisão de um profissional continua sendo necessária nesse caso.

O número de sessões varia de acordo com o tempo e o tipo de micropigmentação na sobrancelha.

Fotografia de sobrancelha feminina antes e depois da Micropigmentação de sobrancelhas

Despigmentação de sobrancelha com água oxigenada

A despigmentação da sobrancelha com água oxigenada não é um método ‘oficialmente’ recomendado pelos dermatologistas e esteticistas, mas foi um método caseiro que algumas pessoas encontraram de clarear e corrigir falhas com um custo mais baixo e também sem garantia de funcionamento.

Mesmo assim, as recomendações de água oxigenada são para casos recentes, quando ocorre algum erro no meio do procedimento.

Se esse é o seu caso, você, com muita cautela, pode tentar usar um cotonete embebido em água oxigenada volume 10 e sobre a área que deseja clarear. Em teoria, isso deverá clarear o pigmento.

Depois, é importante enxaguar a região e usar protetor solar.

Você ficou interessada em fazer a micropigmentação de sobrancelhas? Então não se esqueça de procurar um bom profissional e depois mostre o resultado pra gente!

Mulher de olhos azuis com sobrancelha depois da micropigmentação de sobrancelhas

 

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES