Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

Com certeza você já ouviu falar sobre microagulhamento. Mas sabe do que se trata? Microagulhamento é uma técnica que, com o auxílio de agulhas muito finas, estimula o colágeno da pele e atenua sinais de envelhecimento.

Parece interessante, não é mesmo? Mas, nem pense em fazer sozinha em casa. Por se tratar de um procedimento invasivo, o microagulhamento deve ser realizado por um profissional habilitado, preferencialmente por médicos dermatologistas ou ainda cirurgiões plásticos. Conheça um pouco mais sobre essa técnica!

O que é microagulhamento?

O microagulhamento ou a indução percutânea de colágeno (IPCA) tem atraído muito a atenção das pessoas que apostam em tratamentos clínicos ou estéticos para cuidar da beleza da pele, pois pode tratar diversos aspectos da pele, especialmente facial.

Especialmente porque quem se preocupa com a beleza e saúde da pele sabe que não adianta utilizar somente um bom hidratante facial para pele oleosa. Não é mesmo?

Pois bem, o que é microagulhamento? O microagulhamento é um tratamento estético que serve para remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, outras cicatrizes, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro agulhas que penetram na derme favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão firmeza e sustentação à pele.

Este tratamento pode ser realizado de dois modos, usando um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen.

Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

Embora este tratamento possa causar alguma dor e desconforto, porque quanto maior for a agulha, maior será a dor, após a primeira sessão de microagulhamento, resultados já podem ser vistos. O que compensa o ‘sofrimento’ porque a pele fica toda uniforme, sem as depressões causadas pelas cicatrizes de acne, por exemplo.

E, realmente, quando vemos imagens de microagulhamento antes e depois, é possível perceber a melhora. E, como adoramos falar de beleza, ficamos tão admiradas como se estivéssemos vendo imagens de unhas decoradas!

Mas, continuando sobre o microagulhamento. O derma roller system é um dispositivo de mão que estimula naturalmente colágeno e elastina na pele para promover células de pele mais saudáveis ​​no corpo.

Usando 200 agulhas de qualidade médica extremamente finas, o dermaroller cria painéis na pele que têm o potencial de desencadear o processo natural de cicatrização do corpo para criar um tecido novo e saudável que substitui imperfeições na pele.

As indicações do tratamento com microagulhamento são diversas. Confira microagulhamento,  para que serve:

  • Redução do melasma
  • Redução de cicatrizes de acne
  • Redução de rugas
  • Redução/melhora de estrias
  • Melhora de poros e textura da pele
  • Redução de cicatrizes traumáticas e/ou cirúrgicas

O microagulhamento também pode ser indicado para rejuvenescimento facial, manchas, além de alopecia e flacidez.

Vale ressaltar que o microagulhamento pode ser utilizado tanto no rosto, quanto em outras partes do corpo, inclusive, há o microagulhamento capilar que estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

Como fazer microagulhamento?

Inicialmente, é feita a higienização e assepsia da pele. Escolhida a agulha a ser utilizada de acordo com o tratamento proposto, o equipamento é passado na pele nas quatro direções (vertical, horizontal, diagonal direita e esquerda), cinco vezes cada.

Durante o microagulhamento também é utilizado um cosmético apropriado para o tipo de pele e tratamento.

No caso específico do microagulhamento facial, após a antissepsia da pele e aplicação de creme anestésico, é feita a aplicação da IPCA em várias passadas em toda a face. De acordo com a necessidade, são utilizadas agulhas de diferentes tamanhos: para lesões superficiais, agulhas menores; para lesões profundas como cicatrizes, agulhas mais longas.

Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas   Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

Quando não se deve fazer o tratamento

O microagulhamento está contraindicado nas seguintes situações:

  • Acne muito ativa com espinhas e cravos presentes
  • Infecção por herpes labial
  • Se estiver tomando remédios anticoagulantes como heparina ou aspirina
  • Se tiver histórico de alergias a pomadas anestésicas locais
  • Em caso de Diabetes mellitus não controlada
  • Estiver realizando radioterapia ou quimioterapia
  • Se possui alguma doença autoimune
  • Câncer de pele

Nestas situações, é necessário antes consultar o médico dermatologista.

O microagulhamento com dermaroller é uma das técnicas mais conhecidas mas não é a única: hoje já é possível encontrar outras alternativas. Por isso, a importância de procurar um profissional habilitado.

Grávidas também não podem realizar o procedimento pois o risco de hiperpigmentação é muito grande devido às alterações hormonais.

A técnica de microagulhamento para estrias, facial ou as demais utilizações é segura pois, ao perfurar a pele, mantém-se a epiderme íntegra e, com isso, os riscos de alguma complicação são baixas.

Mas, efeitos colaterais podem surgir se houver aplicação ou indicação incorreta. Por exemplo, pode levar à formação de cicatrizes e manchas no local do tratamento. Os cuidados no pós-procedimento por parte do paciente, como através do uso do filtro e prevenção a exposição solar, também auxiliam na prevenção de manchas pós-procedimento.

Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

Associado ao microagulhamento no rosto ou nas demais partes do corpo, deve-se utilizar entre as sessões cremes antirrugas e clareadores para melhora e manutenção dos resultados.

Para garantir maior sucesso no tratamento e nos cuidados gerais com a beleza da pele, o microagulhamento deve ainda ser associado com:

Alimentação rica em proteínas (que ajudam a estimular a formação de colágeno na pele)

Proteção solar diária (usando protetor com FPS acima de 30)

Com o consumo adequado de líquidos (especialmente água)

Quem fuma deve se esforçar ao máximo para parar, pois este é um hábito totalmente destrutivo para a beleza e a saúde de uma forma geral.

Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

O que esperar do microagulhamento

Segundo os dermatologistas, geralmente são indicadas de uma a três sessões de microagulhamento, dependendo da severidade do quadro e da indicação.

O pós-procedimento é geralmente tranquilo, com mínimo desconforto. A redução das manchas e a melhora da qualidade da pele são vistas nos primeiros 15 a 30 dias. O auge da produção de colágeno induzida pela IPCA é em torno de 3 meses, quando já é possível ver a melhora de rugas, cicatrizes e estrias.

Geralmente, pode-se observar que, após o microagulhamento, por até oito meses ainda existe a produção de colágeno.

Em relação ao microagulhamento, preço há grande variação dependendo do local (cidade, clínica) onde o tratamento será realizado. Vale a pena fazer uma pesquisa de preços e profissionais.

Geralmente, o tempo de intervalo entre uma sessão e outra é de um mês. Cada sessão dura cerca de 30 minutos a 1 hora. Mas tudo isso pode variar de acordo com o tipo de tratamento.

Ainda tem alguma dúvida sobre a técnica de microagulhamento? Escreve pra gente! Vamos tentar te ajudar!

 

Microagulhamento: conheça a técnica para eliminar rugas e manchas

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES