Como usar hidratante facial para pele oleosa?

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

Muitas mulheres acreditam que a pele oleosa dispensa o uso de hidratantes. Mas isto é um erro! É preciso usar e incluir um hidratante facial para pele oleosa em seu kit de maquiagem para iniciantes, além dos demais cuidados como limpeza e também uma boa alimentação.

Todos os tipos de pele pedem uma boa hidratação. E a pele oleosa não é diferente. Há produtos para pele oleosa, que além de hidratar, conferem um aspecto mais seco à pele devido ao efeito matte. Se você tem pele oleosa veja as dicas que pesquisamos para te ajudar!

Por que é importante manter a pele hidratada?

Manter a pele hidratada é importante, e não se trata apenas de uma questão de estética, como usar esmalte cinza, mas também de saúde. Isso porque a hidratação contribui para que seja restabelecido o equilíbrio cutâneo e possibilita que a pele esteja protegida de rachaduras e descamações causadas por agentes externos.

Muitas pessoas que têm a pele oleosa se incomodam com o aspecto brilhoso que ela pode apresentar durante o dia, principalmente quando o clima está quente. Além dos cuidados básicos, é preciso saber as necessidades de cada tipo de pele para tratar o problema e saber quais os produtos ideais para o uso.

E, lembre-se, apelar para o uso de sabonetes muito secativos e produtos contendo álcool, o efeito pode ser o contrário do esperado – produzindo sebo para suprir o que foi bloqueado pelo dermocosmético. Além disso, pode facilitar a formação de cravos e espinhas.

Pele oleosa precisa de hidratação assim como qualquer outro tipo de pele. Segundo alguns especialistas, uma das vantagens da cútis oleosa é que, aparentemente, desenvolve rugas mais tardiamente.

A pele oleosa requer cuidados especiais como o uso de hidratante para pele oleosa. Mas como escolher o melhor hidratante facial para pele oleosa?

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

Qual o melhor hidratante facial para pele oleosa?

Encontrar um hidratante facial pele oleosa é uma etapa fundamental da rotina de beleza, que não pode ser esquecida. O creme hidratante ajuda a regular os níveis de produção de sebo no rosto e repõe a água perdida ao longo do dia.

O hidratante facial para pele oleosa e com acne é especialmente importante pois, os produtos fortes usados para tratar pele com acne retiram a hidratação natural da pele. Como resultado, a pele responde produzindo mais oleosidade para se proteger

Usar um hidratante feito para pele oleosa ajuda a hidratar a pele e diminui a produção de óleo na epiderme. Ao comprar um hidratante facial antioleosidade, procure loções oil-free, gel e serum. Quer saber mais sobre qual o melhor hidratante facial para pele oleosa? Siga nossas dicas e descubra!

Fórmula em gel-creme é a mais indicada

A primeira caraterística a ser procurada no hidratante pele oleosa é a textura em gel, que é mais leve e absorve mais rápido, deixando uma sensação de frescor no rosto. Além disso, os hidratantes em gel também possuem alto poder de hidratação, entregando a água necessária à cútis. Esse produto também evita a pele pesada e os poros entupidos causados por produtos muito cremosos ou consistentes.

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

Hidratante com ação antiacne na fórmula

Outra dica para encontrar o melhor hidratante facial pele oleosa é procurar um que tenha a função antiacne, pois vai manter a oleosidade equilibrada durante todo o dia, e também evitar o surgimento de espinhas. Geralmente, a fórmula contém o ácido salicílico em sua composição, que é secativo e ajuda a atenuar as acnes já existentes, sem deixar cicatrizes. Devido ao ácido, a pele pode ficar um pouco mais sensível. Por isso, use um protetor solar aliado ao hidratante: aplique primeiro o hidratante facial para pele oleosa, espere uns minutinhos para que seja absorvido e depois passe o filtro.

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

Creme anti-idade hidrata e combate a flacidez

Quem tem pele oleosa e vida atribulada pode optar pelo creme anti-idade. Além de conter ativos antioxidantes como a vitamina E, que ajuda a combater o envelhecimento e flacidez, o creme anti-idade também deixa a cútis macia, com uma textura lisa e uniforme. A vantagem é que eles também podem ser substituídos pelo creme hidratante facial para pele oleosa, tanto de dia quanto à noite.

Por isso, é aconselhável observar as propriedades presentes no creme facial hidratante para pele oleosa no momento de escolhê-lo. Ao utilizar um produto errado, além da hidratação não ser feita de forma adequada, podemos ter efeitos adversos, entre eles a erupção acneiforme (uma lesão semelhante à acne).

E, se a pessoa já apresentar alguma lesão na pele, como dermatites, o uso de um hidratante não indicado pode piorar ainda mais o quadro e até causar alergias sérias.

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

Dicas de como cuidar da pele oleosa

A pele oleosa pede uma série de cuidados importantes que devem ser seguidos todos os dias. Veja abaixo uma lista com dicas fundamentais para manter a beleza sempre em dia:

– Lave o rosto pela manhã com sabonetes antisseborreicos, que contenham ácidos – como ácido salicílico e alfa-hidroxiácidos. Pode ser usado até duas vezes por semana um sabonete esfoliante leve. Com o rosto limpo, passe o hidratante;

Como usar hidratante facial para pele oleosa?   Como usar hidratante facial para pele oleosa?

– Uma boa opção é o uso do primer específico para a pele oleosa, que ajuda a contrair os poros;

– Aplique diariamente filtro solar – FPS30 ou mais -, e reaplique a cada três horas. O filtro deve ser o último produto a ser usado antes da maquiagem;

– Retirar a maquiagem no final do dia – O uso de maquiagem não é prejudicial para quem tem pele oleosa, especialmente quando forem produtos para pele oleosa. A tecnologia aplicada atualmente permite que a maquiagem diária não acarrete problema algum. Porém, quando os produtos usados no rosto não são retirados corretamente podem, sim, prejudicar a pele;

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

– A noite, lave novamente o rosto e aplique o hidratante. A pele oleosa pode ou não ser acompanhada de problemas como acne e manchas, mas o produto noturno deve ser indicado por um dermatologista, conforme o problema de cada paciente;

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

– Lembre que outros produtos como demaquilantes, creme hidratante facial pele oleosa e maquiagem devem sempre ser escolhidos de acordo com o tipo de pele para que não ocorra, por exemplo, o entupimento dos poros, e evitar que cravos e espinhas se formem;

– Cuidar dos detalhes na hora do banho – A temperatura do banho tem um lugar de destaque nos cuidados com a pele oleosa. Quando ela está muito quente, remove a oleosidade natural da pele e incentiva o organismo a produzir mais sebo, o que traz ainda mais oleosidade. Portanto, prefira água morna ou fria. Além disso, evite demorar muito. O banho rápido, com água morna ou fria e evitando o uso do sabonete em excesso, é o caminho para uma pele mais bonita e saudável;

– Ingerir bastante líquido – A hidratação da pele também pode ser feita com a ingestão de bastante líquido durante o dia. Dê preferência para água, sucos naturais e água de côco. O indicado é consumir pelo menos 2 litros por dia;

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

– Evitar ambientes com ar-condicionado – O ar-condicionado não é grande amigo de quem tem pele oleosa. O problema é que resseca o ambiente, o que favorece a desidratação da pele. Diante disso, o organismo entende que precisa aumentar a produção de óleo. Se não for possível evitar esses locais, invista na ingestão de líquidos para hidratar bem o corpo. Com isso, o efeito do ar-condicionado na pele poderá ser menor;

– Não lavar o rosto muitas vezes ao dia – Quem lava o rosto muitas vezes retira o sebo do rosto durante a lavagem, estimula a pele a produzir ainda mais gordura para repor o que foi eliminado. O resultado é que a pele vai sempre conseguir produzir mais sebo, e a oleosidade não será eliminada.

Alimentos indispensáveis para pele oleosa

Um dos cuidados mais importantes para controlar a oleosidade da pele é investir em alimentos ricos em vitaminas. Os que têm vitamina A, por exemplo – como a cenoura, mamão, espinafre e manga – possuem poder antioxidante e diminuem a oleosidade por ajudarem a regular a produção das glândulas sebáceas

Já os que apresentam os benefícios das vitamina C ou E – como é o caso da laranja, da uva, das frutas vermelhas e das amêndoas – são ótimos para essa função por também serem antioxidantes e cicatrizarem, com mais facilidade, os cravos e espinhas que costumam surgir na pele oleosa.

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

O correto é sempre procurar adicionar algum deles na alimentação diária. No caso das frutas, por exemplo, uma boa dica é comer alguma no café da manhã e, pelo menos, mais alguma ao longo do dia.

Quando o corpo está com carência de zinco, podem acontecer várias complicações – e uma delas é o aumento da oleosidade. Sendo assim, é muito importante apostar nos alimentos que contem com os benefícios dessa substância – como trigo, castanhas, cereais e legumes, por exemplo.

O consumo correto de água também faz toda a diferença na pele oleosa. É que, hidratando o corpo de dentro para fora, você consegue controlar a produção das glândulas sebáceas; ou seja, impedir que elas produzam mais óleos por acharem que a derme está ressecada.

Sendo assim, procure adquirir o hábito de beber de 1 a 2 litros de água por dia, redobrando esse cuidado quando consumir bebida alcoólica para repor toda a hidratação perdida e evitar a degradação do colágeno.

Gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário aqui!

Como usar hidratante facial para pele oleosa?

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES